Dicas como Instalar PABX Passo a Passo de forma bem simples

Um pequeno resumo, bem objetivo visando o entendimento para instalação de PABX passo a passo . Caso não se sinta seguro em definir qual sistema é adequado a seu projeto, contrate os serviços  uma empresa especializada em telefonia de uso privado. Veja baixo algumas dicas passo a passo para instalação de PABX.

Ligue, consulte Instalação de PABX para sua empresa:

Avalie o cenário

Quantificar a demanda e mensurar a utilização do sistema é muito importante, é o principal critério para escolha do sistema. Leve em consideração a relação Matriz – Filial, se houver ou apenas Matriz.

Tecnologia

Sua empresa  é local, atende a cliente na sua região? Seus vendedores estão em outras unidades da federação ou até mesmo em outros continentes? Um PABX  VoIp é uma solução mais aconselhada.

Seus colaboradores atuam debruçados sobre telefonia? caso do telemarketing ativo e receptivo.  Avalie o tamanho dessa estrutura. As operadora de telefonia oferecem soluções para uso em   PABX Digitais e Híbridos, Ip e Sem fio.

Em sua empresa a telefonia  é um  recurso coadjuvante?  Ou esta integrada a outros meios de comunicações instantâneas como WhatsApp, FanPages e canais online de comunicação com clientes ? Uma central Híbrida oferece recursos básicos e agrega grande partes das tecnologias existentes sem comprometer a qualidade e o profissionalismo no atendimento telefônico.

Infraestrutura

Já existem muitas opções Wireless ( Sem fio ). Geralmente mista une a utilização de ramais com fio e sem fio no mesmo PABX com uso da  Tecnologia Dect. Obs:. importante, não tratasse de ramais Wifi.

A forma mais estável ainda é a rede cabeado estruturada ou não, com cabos apropriadas e pontos terminais de rede ( tomadas ) adequado para garantir a funcionalidade de forma consistente e sem variações.

Telefonista

Caso haja a figura da telefonista para atender as ligações e direcionar as chamadas para os ramais solicitados, Haverá a necessidade de instalar o PABX com um “KS” ou terminais Inteligentes. Facilitara e muito o atendimento das ligações

Atendimento digital Automático

Em alguns casos dispensa a função da telefonista porque a “URA” gerencia sozinha todo o fluxo de ligações entrantes. Geralmente a mensagem de atendimento informa setores e ramais permitindo o acesso direto ao destinatário.

Espera telefônica personalizada

Imprescindível  para a transferência das ligações. Por padrão as centrais telefônicas veem com uma musica de interna já instalada no PABX e não oferecem muitas opções. Sendo muito interessante a personalização desta mensagem para tornar mais agradável o tempo em que o cliente fica na espera telefônica aguardando ser atendido

Linhas telefônicas

A oferta de Linhas telefônica atual por vezes, excede a capacidade de gerenciamento dos equipamentos. Visando atender a todos os públicos e o maior numero de clientes as operadoras oferecem de tudo um pouco.

Linha com números fixos porem para uso em celulares, dificultando o instalação em sistemas de PABX e centrais telefônicas, necessitando do uso de interfaces, o que aumenta os custos.

Linhas VoIp, que chegam através da Internet por protocolos nada comuns, forçando ais uma vez ao PABX se adaptar com placas e interfaces.

Ainda existem os troncos SIP e entroncamento E1 sinalização R2D para uso em centrais digitais com interfaces apropriadas

Obviamente as linhas mais indicadas até então são as linhas convencionais analógicas/ Digitais dessas que temos em casa.

Junte todas essa tecnologias num mesmo equipamento e teremos um PABX híbrido, Não é analógico nem digital, nem VoIp .

Definir a tecnologia adequada para seu negócio é fundamental para garantir a qualidade e o alcance dos objetivos com o sistema telefônico e reduzir os custos .

 Ramais

Os ramais são o aparelho que ficam no fim do circuito. Funcionam com aparelhos telefônicos com fio ou sem fio, destes que temos em casa mesmo, podem ser terminais executivos  com recursos como “bina” e cadeado. Os principais ramais geralmente são os da diretoria e do atendimento ( telefonista) , esse são chamado de KS, aparelho proprietário ou terminais inteligente, justamente por concentrarem recursos de administradores do Sistema de PABX, além de gerenciar tudo de foram mais simples e prática.

Usuários

Existem categorias de acesso para cada usuário dos ramais dentro do sistema de PABX.  A utilização do ramal esta associada geralmente a função e setor ondem estão instalados. Desta forma é possível habilitar ligações DDI, DDD e celular para os ramais da diretoria. Permitir apenas o acesso Local para os demais ramais ou Bloquear totalmente o ramal da Copa permitindo apenas que o mesmo receba ligações internas mais não consiga acesso externo as linhas telefônicas

Um  Breve Resumo geral de como montar um sistema de PABX, Analisando o básico, Passo a passo. Nada o impedi de comprar seu PABX, aparelhos, cabos, tomados telefônicos e por mãos a obra.

Prefere um resultado profissional solicite uma empresa de sua confiança e implante seu sistema de telefonia, com certeza sua empresa obterá ótimos resultados.