Um pequeno resumo, bem objetivo visando o entendimento para instalação de PABX passo a passo . Caso não se sinta seguro em definir qual sistema é adequado a seu projeto, contrate os serviços uma empresa especializada em telefonia de uso privado. Veja baixo algumas dicas passo a passo para instalação de PABX.
Ligue, consulte Instalação de PABX para sua empresa:
-
Instalamos PABX Intelbras: Conecta , Modulare Mais, Corp e Impacta
-
Consulte-nos,: (21) 2751-5304 / WhatsApp: (21) 2751-5304
Avalie o cenário
Quantificar a demanda e mensurar a utilização do sistema é muito importante, é o principal critério para escolha do sistema. Leve em consideração a relação Matriz – Filial, se houver ou apenas Matriz.
Tecnologia
Sua empresa é local, atende a cliente na sua região? Seus vendedores estão em outras unidades da federação ou até mesmo em outros continentes? Um PABX VoIp é uma solução mais aconselhada.
Seus colaboradores atuam debruçados sobre telefonia? caso do telemarketing ativo e receptivo. Avalie o tamanho dessa estrutura. As operadora de telefonia oferecem soluções para uso em PABX Digitais e Híbridos, Ip e Sem fio.
Em sua empresa a telefonia é um recurso coadjuvante? Ou esta integrada a outros meios de comunicações instantâneas como WhatsApp, FanPages e canais online de comunicação com clientes ? Uma central Híbrida oferece recursos básicos e agrega grande partes das tecnologias existentes sem comprometer a qualidade e o profissionalismo no atendimento telefônico.
Infraestrutura
Já existem muitas opções Wireless ( Sem fio ). Geralmente mista une a utilização de ramais com fio e sem fio no mesmo PABX com uso da Tecnologia Dect. Obs:. importante, não tratasse de ramais Wifi.
A forma mais estável ainda é a rede cabeado estruturada ou não, com cabos apropriadas e pontos terminais de rede ( tomadas ) adequado para garantir a funcionalidade de forma consistente e sem variações.
Telefonista
Caso haja a figura da telefonista para atender as ligações e direcionar as chamadas para os ramais solicitados, Haverá a necessidade de instalar o PABX com um “KS” ou terminais Inteligentes. Facilitara e muito o atendimento das ligações
Atendimento digital Automático
Em alguns casos dispensa a função da telefonista porque a “URA” gerencia sozinha todo o fluxo de ligações entrantes. Geralmente a mensagem de atendimento informa setores e ramais permitindo o acesso direto ao destinatário.
Espera telefônica personalizada
Imprescindível para a transferência das ligações. Por padrão as centrais telefônicas veem com uma musica de interna já instalada no PABX e não oferecem muitas opções. Sendo muito interessante a personalização desta mensagem para tornar mais agradável o tempo em que o cliente fica na espera telefônica aguardando ser atendido
Linhas telefônicas
A oferta de Linhas telefônica atual por vezes, excede a capacidade de gerenciamento dos equipamentos. Visando atender a todos os públicos e o maior numero de clientes as operadoras oferecem de tudo um pouco.
Linha com números fixos porem para uso em celulares, dificultando o instalação em sistemas de PABX e centrais telefônicas, necessitando do uso de interfaces, o que aumenta os custos.
Linhas VoIp, que chegam através da Internet por protocolos nada comuns, forçando ais uma vez ao PABX se adaptar com placas e interfaces.
Ainda existem os troncos SIP e entroncamento E1 sinalização R2D para uso em centrais digitais com interfaces apropriadas
Obviamente as linhas mais indicadas até então são as linhas convencionais analógicas/ Digitais dessas que temos em casa.
Junte todas essa tecnologias num mesmo equipamento e teremos um PABX híbrido, Não é analógico nem digital, nem VoIp .
Definir a tecnologia adequada para seu negócio é fundamental para garantir a qualidade e o alcance dos objetivos com o sistema telefônico e reduzir os custos .
Ramais
Os ramais são o aparelho que ficam no fim do circuito. Funcionam com aparelhos telefônicos com fio ou sem fio, destes que temos em casa mesmo, podem ser terminais executivos com recursos como “bina” e cadeado. Os principais ramais geralmente são os da diretoria e do atendimento ( telefonista) , esse são chamado de KS, aparelho proprietário ou terminais inteligente, justamente por concentrarem recursos de administradores do Sistema de PABX, além de gerenciar tudo de foram mais simples e prática.
Usuários
Existem categorias de acesso para cada usuário dos ramais dentro do sistema de PABX. A utilização do ramal esta associada geralmente a função e setor ondem estão instalados. Desta forma é possível habilitar ligações DDI, DDD e celular para os ramais da diretoria. Permitir apenas o acesso Local para os demais ramais ou Bloquear totalmente o ramal da Copa permitindo apenas que o mesmo receba ligações internas mais não consiga acesso externo as linhas telefônicas
Um Breve Resumo geral de como montar um sistema de PABX, Analisando o básico, Passo a passo. Nada o impedi de comprar seu PABX, aparelhos, cabos, tomados telefônicos e por mãos a obra.
Prefere um resultado profissional solicite uma empresa de sua confiança e implante seu sistema de telefonia, com certeza sua empresa obterá ótimos resultados.